Vivian Maier – A Fotógrafa Anônima dos Anos 50

A história de Vivian Maier tem que virar filme!

Vivian nasceu em Nova York no ano de 1926, morou na França por um tempo e voltou definitivamente para os E.U.A em 1951.  Já em Chicago, a fotógrafa anônima trabalhou para diversas famílias como babá durante toda sua vida. Todas as famílias para qual Vivian trabalhou sempre a descreveram como uma pessoal especial, e que sempre tratou todos com muito afeto, embora muito reservada.  Além de boa babá essa bela moça também tinha muita intimidade com a fotografia. Nas horas vagas Vivian registrava o cotidiano dos anos 50, com um olhar particular e muito apurado, criou diversas imagens de excelente qualidade e senso crítico.

Após anos trabalhando como babá, Vivian decidiu tirar férias de seis meses, colocando então uma substituta em seu lugar.  Viajou para diversos países como Taiwan, Vietnã, Egito, Itália, Argentina capturando retratos incríveis de pessoas de todas as camadas sociais e diversas faixas etárias.

Recentemente, seu trabalho foi descoberto por John Maloof, um dos criadores de um livro sobre um bairro de Chicago. John pesquisava imagens do local e foi a um leilão na mesma região, e conseguiu arrematar por 400 dólares 30.000 negativos de um autor até então totalmente desconhecido. Ao revelar as imagens John se surpreende com a qualidade da obra e fazendo diversas pesquisas chegou em um nome: Vivian Maier. E pasmem: todo o material estava em negativo, ou seja, nem a própria Vivian chegou a ver todas as fotografias reveladas.

Fazendo um favor para a arte e para a história da  fotografia, John criou um blog divulgando todo o trabalho da artista que infelizmente, ganhou reconhecimento depois que faleceu, como a arte é misticamente atemporal, nunca é tarde para admirar gente talentosa. Conheça o blog e veja todas as imagens postadas até agora, clique aqui!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s